quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dialogo Entre Sócrates E Aristóteles - Pensamento Lógico

Perseu: Sócrates, que é sabedoria?

Sócrates: Consideras-te sábio?

Perseu:
Sim eu tenho conhecimento, por isso considero-me sábio.

Sócrates: Se te consideras sábio, então sabes o que é sabedoria.

Perseu: ... não, não consigo definir o que é sabedoria.

Sócrates: Estás dizendo que não sabes?

Perseu: Sim admito que não sei.

Sócrates: Agora que admitiste tua ignorância, podemos construir um conceito. Veja bem, reconheces que és preciso ter sabedoria para admitir tua ignorância?

Perseu: Sim, consigo preceber isto.

Sócrates: Podemos então concluir que sabedoria é conseguir admitir a própria ignorância?

Perseu: Não vejo como discordar de ti, obrigado Sócrates.

Sócrates: Disponha.

(Perseu sai de cena)

Sócrates: Vê, Aristóteles, é assim que funciona o meu método.

Aristóteles: Certo, mais a parte da maiêutica não chega a ser realizada.

Sócrates: Como? Eu fiz com que ele chegasse ao conceito, não fiz?

Aristóteles: Verdade mais fizeste com que Perseu chegasse ao teu conceito, não fez parte das idéias dele, entende?

Sócrates: Entendo, esperavas que eu o fizesse chegar às suas conclusões sem base em minhas idéias, estou certo?

Aristóteles: Sim, compreendes. Logo, podemos concluir que fazes com que a pessoa construa, mas não a partir das ideias dela, e sim a partir de tuas ideias, concordas?

Sócrates: Absolutamente, fizeste uma análise muito boa de meu método.

Ass: Artur Teles e João Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário