Notícia
A rede de TV CNN afirmou na noite deste domingo que Osama bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda, está morto. A informação teria sido confirmada por três fontes norte-americanas e também foi reproduzida pela agência de notícias Reuters.
O presidente Barack Obama deve realizar um pronunciamento na TV dos Estados Unidos para comentar a morte. Segundo a CNN, o corpo do terrorista estaria em poder das autoridades dos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a emissora, o terrorista teria sido morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão.
Procurado há pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubou as Torres Gêmeas em Nova York e deixou cerca de 3.000 mortos.
O terrorista também é conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden. Seu primeiro casamento foi com uma prima síria aos 17 anos. Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com ao menos cinco esposas.
Financiado pelos Estados Unidos, ele lutou ao lado de rebeldes contra tropas soviéticas no Afeganistão nos anos 80, o que acabou levando à criação da Al-Qaeda.
Bibliografia: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/morre-osama-bin-laden-dizem-redes-de-tv.html
Parágrafo
Com a morte do terrorista mais procurado no mundo inteiro os EUA podem estar com um alívio muito grande por ser um dos países mais ameaçados pelo lider da Al-Qaeda mas também não podem se descuidar do perigo pois sua rede terrorista não acabou e isso pode ter despertado apenas uma "fome" de revanche contra os americanos.
Então será que com tudo isso os Estados Unidos se livrou dos ataques terroristas ocorrentes nos ultimos anos? Cada um tem sua opinião, porém a grande maioria responderia que não pois os EUA só derrotaram o lider de uma rede terrorista e ainda restam muitas pessoas envolvidas nisso podendo ainda causar ataques contra os americanos.
Ass: Rogério Yamassaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário